quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

Remember, The Mutantes?
Nas comemorações do aniversário da cidade vai pipocar eventos pra todo quanto é lado. Apresentações, sambas de roda, DJs, jazz, oficinas, exposições, desfiles... Amanhã, na Praça da Independência, em frente ao Museu do Ipiranga, a Secretaria da Cultura programou shows, na faixa, com os pernambucanos da Nação Zumbi, o baiano Tom Zé e a volta no Brasil dos lendários Mutantes.
A mais relevente e mundialmente célebre das bandas nacionais não botava os pés nos palcos desde 1978, até iniciarem uma turnê pelos EUA e Inglaterra no ano passado. O show no Barbican Theatre, em Londres, rendeu até um CD e DVD ao vivo lançados no final de 2006. Da formação tropicálica, mantém-se os irmãos fundadores Arnaldo "Zacarias" Baptista, teclados e voz, e Sérgio Dias, guitarra e voz, além do baterista Dinho Leme - irmão de jornalista João Pedro Paes Leme. Em uma troca tenebrósa nos vocais, saiu Rita Lee, a musa doida de pedra do rock brasileiro, entrou a suposta cantora Zélia Duncan, uma das coisas mais insalubres da MPB. "Não sou substituta. Mas quem não aceitar, que atire a primeira pedra. Da qual desviarei, claro", disse.
É evidente que esse retorno é coisa pra gringo ver, mas e daí? A banda
voltou em evidência mundo a fora depois de artistas pop como David Byrne (Talking Heads), Sean Lennon (filho do homem) e Beck e outros declararem paixão pelo som mais rock n´ roll da tropicália.
A Rolling Stones nacional descreveu a performance da nova formação em Londres como um ótimo revival, tudo muito produzido, porém, galáxias longe da criatividade insana de 40 anos atrás. O desempenho de Arnaldo parece soar meio farsa. Mal se consegue ouvir, dizem, um desapru-mado teclado de fundo. Zélia segura a peteca (o que duvido) enquanto Sérgio detona, solando e cantando. É ele quem canta, por exemplo, "Balada do Louco", hino mór da lisergia de seu irmão no esplendor dos anos 70.
O esquenta da festa começa às 14 horas, com a Nação Zumbi. Tom Zé entra lá pelas seis da tarde e Mutantes, às 20 hs. Pinga e barateios estão garantidos.

Nenhum comentário: